domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula

Essa atividade foi proposta no módulo 3 do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática e teve como objetivo a interação entre os cursista do grupo para elaboração do  Plano de Aula. Para essa atividades utilizamos 3 Planos de Aula que após serem analisados pelos integrantes do grupo ficou decidido pela postagem dos três, por se tratar de conteúdos diferentes e considerando a dedicação de cada integrante do grupo para realização da atividade.


1- PLANO DE AULA: SOROBAN – NÚMEROS NATURAIS

CONTEÚDOS
Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de números naturais.

OBJETIVOS GERAIS
·         Conhecer o Soroban;
·         História;
·         Utilidade e Manuseio;
·         Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números naturais no contexto do dia a dia do aluno.

ESPECÍFICOS
·         Resolver exercícios, simples utilizando as quatro operações matemáticas, com o Soroban;
·         Representar, escrever e operar com números naturais.

 METODOLOGIA
Iremos apresentar o modelo do soroban, para que os alunos tenham contado com o material que será utilizado e para que eles possam idealizar e confeccionar um soroban similar ao apresentado;
Após ser confeccionados, iremos trabalhar o significado e os valores atribuídos a cada peça do objeto;
Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números naturais para que os mesmos possam responder oralmente;
Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback).

RECURSOS TECNOLÓGICOS.
·         Textos impressos, calculadoras, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números decimais);
·         Sites:
1.      http://www.sorobanbrasil.com.br/
2.      http://www.soroban.org/
3.      http://madeinjapan.uol.com.br/2006/07/21/desvendando-o-soroban/
4.      Atividades para desenvolver o raciocínio: http://rachacuca.com.br/logica/problemas/ http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo/V%C3%ADdeos/tabid/1434/Default.aspx
5.      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1913
6.      http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica

HABILIDADES:
·         H02
·         H03

AVALIAÇÃO
Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.


Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
POR ADELAIDE DE FÁTIMA VIUDES PARRA



2- PLANO DE AULA – NÚMEROS INTEIROS

CONTEÚDO
Números Inteiros; Adição e Subtração.

OBJETIVO
·         Saber realizar operações de adição e subtração;
·         Compreender o significado dos números negativos em situações concretas.

JUSTIFICATIVA
Ter por objetivo mostrar ao aluno a subtração através de uma realidade rotineira dele que é a entrada e saída de um ônibus, somar quem sobe e subtrair quem desce o que importa pra gente é quem esta dentro do ônibus.

ESTRATÉGIAS
·    ·         Leitura
·         Atividades em grupo: domínio da adição e subtração
·   ·      Jogo das fileiras sugerido no caderno do professor (situação de aprendizagem 4 pag. 42)
·         Resolução de problemas variados.
·         Blog: http://cienmatica.blogspot.com.br
* Operações com números inteiros.

RECURSOS
·         Jogos de dominó;
·         Sala de Informática;
·         Lousa/Giz;
·         Caderno do Aluno Volume1.

FORMAS DE AVALIAÇÃO
·         Avaliação contínua;
·         Avaliação Bimestral utilizando exercícios do Caderno do Aluno;
·         Participação nos jogos sugeridos.

RECUPERAÇÃO
Lista de exercícios e problemas para alunos em processo de recuperação.
POR ALEXANDRE DA CRUZ SALES



3- PLANO DE AULA - NÚMEROS RACIONAIS

CONTEÚDO - Frações

TEMA - Números e operações

OBJETIVOS GERAIS
·         Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações;
·         Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Associar o uso das frações aos processos de medidas e comparação entre grandezas;
·         Compreender o significado das operações entre frações pelo uso da língua materna ou da linguagem mista.

JUSTIFICATIVA
As frações são um dos temas centrais dentro do eixo números. A idéia de fração constitui uma das primeiras ampliações do campo numérico dos alunos, para além dos naturais. Por essa razão, a transição entre esses dois modos de representação numérica (inteira e fracionária) deve merecer atenção especial do professor. Além disso, um bom conhecimento do significado das frações facilitará a posterior transição para a notação decimal.
Experiências Matemáticas 5a- série. São Paulo: SE/CENP, 1994.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         Compreender as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional;
·         Conhecer as características e elementos do conjunto dos naturais: números primos, múltiplos e divisores e as cinco operações básicas;
·         Usar as frações para representar medidas não inteiras; noção de equivalência entre frações. 4. Compreender os procedimentos e o significado das operações de adição e subtração de frações.

RECURSOS
·         Utilização de material dourado;
·         Uso de papel quadriculado;
·         Atividade de software no laboratório de informática;
·         Utilização de atividades dos livros:
Experiências Matemáticas 5a- série. São Paulo: SE/CENP, 1994-pag 157, 165 e 215
CARDOSO, V. C. Materiais didáticos para as quatro operações. São Paulo: CAEM-IME- USP, 2005. COSTA, E. M. da.Matemática e origami: trabalhando com frações. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
 ·         Atividade concreta com pizza. (Onde os alunos vão visualizar na pratica a divisão de uma pizza em partes iguais, identificando o meio e as partes a serem divididas).

AVALIAÇÃO
·         Avaliação objetiva e dissertativa;
·         Atividades diárias;
·         Observação da participação do aluno na realização das atividades;
·         Trabalhos de pesquisa e realização de exercícios.

RECUPERAÇÃO
Em caso dos objetivos não serem alcançados o conteúdo será retomado com atividades do caderno do aluno, em forma de pesquisa, atividades com jogos, ajuda de alunos monitores com a supervisão do professor.
POR ADRIANA FERNANDES BRAOS

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